Campanha na Europa mostra perspectiva do impacto social e econômico do metaverso. (Foto: Meta/Reprodução) |
A Meta anunciou, nesta segunda-feira (5), o lançamento de uma campanha na Europa sobre os impactos econômicos e sociais da implementação do metaverso. De acordo com o conglomerado de mídia, o sistema pode ter um impacto de U$ 440 bilhões na economia do continente após uma década de implementação. A empresa também ressaltou que o sistema de metaverso proporciona facilidades no ensino de arquitetura, história e saúde (desde práticas de cirurgia em ambientes virtuais até treinamentos de socorristas sem colocá-los em situações reais de perigo).
“Enquanto a realidade virtual está aqui agora e já está tendo um impacto real, muito do que vislumbramos para o metaverso ainda está a cerca de uma década de distância, e requer colaboração entre indústrias e com especialistas, acadêmicos, sociedade civil, governos e órgãos reguladores para que tudo corra bem. Estamos iniciando estas conversas cedo e esperamos que a campanha ajude a desencadear mais conversas e colaboração entre as indústrias e com especialistas na Europa e fora dela”, divulgou a Meta.
A empresa também ressaltou que o metaverso não será construído por uma única empresa ou terá um único proprietário. Empresas como Google, Microsoft e Apple, e outras organizações de tecnologia, também estão dando os primeiros passos na construção das bases do sistema de metaverso.
Segundo o conglomerado de mídia, o metaverso poderia também ter um impacto real na economia digital da Europa. Segundo um estudo produzido para a Meta pelo Grupo de Análise (Analysis Group), estima-se que se a adoção do metaverso na Europa crescesse de forma semelhante à tecnologia móvel atual, poderia ser associado a uma contribuição de U$ 440 mil milhões de dólares para o PIB regional após uma década.
“O metaverso transformará a forma como as pessoas se conectam, as empresas crescem e os criadores ganham a vida, e trará melhores experiências sociais do que qualquer outra coisa que existe on-line hoje. Nossa nova campanha, "The Impact Will Be Real", que será realizada em vários países europeus a partir de 5 de setembro, dará às pessoas um primeiro vislumbre de quais poderiam ser esses benefícios”, anunciou a Meta.