Zuckerberg anuncia três novos recursos de privacidade para os usuários. (Foto: WhatsApp/Divulgação) |
O WhatsApp anunciou, nesta terça-feira (9), que permitirá, a partir de hoje, a possibilidade dos usuários saírem de grupos sem notificar membros. O bloqueio de captura de tela em mensagens de visualização única e a ocultação do “status online” serão disponibilizados nas próximas semanas. De acordo com o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, os novos recursos de privacidade dão mais controle sobre conversas e camadas adicionais de proteção ao enviar mensagens. No Instagram, outro app do conglomerado, a empresa anunciou a expansão de tokens não fungíveis (NFTs) colecionáveis para 100 países.
“Novos recursos de privacidade chegando ao WhatsApp: saia de grupos sem notificar todos, controle quem pode ver quando você está online e evite capturas de tela das mensagens de visualização única. Continuaremos criando novas maneiras de proteger suas mensagens e mantê-las tão privadas e seguras quanto as conversas presenciais”, disse o fundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg.
De acordo com a Política de Privacidade do WhatsApp, a plataforma não compartilha os contatos dos usuários com a empresa matriz. Recentemente a Meta mudou a Política de Privacidade e as atualizações entraram em vigor no último mês de julho. A mudança, no entanto, não alterou as políticas do aplicativo de mensagens.
“Acreditamos que o WhatsApp é o lugar mais seguro para ter uma conversa privada. E para divulgar esses novos recursos, também estamos iniciando uma campanha global, começando pelo Reino Unido e Índia, para educar as pessoas sobre como trabalhamos para proteger suas conversas privadas no WhatsApp”, ressaltou a vice-presidente de Produto do WhatsApp, Ami Vora.
A Meta ressaltou que essas novas atualizações se juntam à lista de recursos de privacidade da plataforma que inclui: criptografia de ponta a ponta, bloqueio e denúncia, verificação em duas etapas, backups criptografados de ponta a ponta, mensagens autodestrutivas e muito mais.
Entenda as novidades:
Deixar grupos silenciosamente:
Os usuários poderão sair de um grupo sem ter que notificar todos. Agora, em vez de notificar o grupo inteiro ao sair, apenas os administradores serão notificados. Este recurso está sendo lançado para os usuários hoje mesmo.
Escolha quem pode ver quando você está online:
Ver quando amigos ou familiares estão online nos ajuda a sentir conectados uns aos outros, mas todos nós temos momentos em que gostaríamos de verificar nosso WhatsApp sem interações. Para essas vezes nas quais você quiser manter sua discrição on-line, estamos introduzindo a capacidade de selecionar quem pode, ou não, ver quando você está online. Essa novidade chegará para todos os usuários ainda este mês.
Bloqueio de captura de tela em mensagens de visualização única:
As mídias de visualização única já são uma maneira incrivelmente popular de compartilhar registros que não precisam ocupar espaço eternamente. Agora estamos permitindo o bloqueio de captura de tela nestas mensagens como uma camada adicional de proteção. Estamos testando esse recurso e estamos ansiosos para exibi-lo para os usuários em breve.