Google atualiza Relatório de Anúncios Políticos e inclui anúncios eleitorais de nível estadual. (Foto: Google/Reprodução) |
Você já se perguntou quanto um político gasta em dinheiro de anúncios e propaganda durante o período eleitoral? Essas respostas agora estão disponíveis ao público através do Relatório de Transparência de Anúncios Políticos do Google. Segundo a empresa, o site passa a incluir, a partir de setembro, os dados sobre candidatos e pessoas que ocupam cargos em nível estadual. De acordo com o conglomerado de mídia, os interessados em rodar anúncios que mencionem governantes eleitos ou candidatos aos cargos de governadores, vice-governadores, deputados de Assembleia Legislativa Estadual ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal deverão passar pelo processo de verificação obrigatório, que leva apenas alguns dias.
"Com a ampliação de escopo do Relatório de Transparência de Anúncios Políticos, reafirmamos o nosso propósito de oferecer transparência para os anúncios exibidos em nossas plataformas. Sabemos que a publicidade on-line tem um papel central no processo eleitoral, oferecendo aos candidatos mais uma ferramenta para compartilhar suas mensagens, pois a internet tem conectado candidatos a um número cada vez maior de pessoas a um custo mais acessível", anunciou o time de comunicação do Google Brasil, na última quinta-feira (18). Nesta última semana, o site marcou mais de 3 mil anúncios incluídos no Relatório.
De acordo com o Google, o Relatório de Transparência seguirá disponível para que todos possam fazer o acompanhamento do uso de publicidade pelos políticos e partidos nos próximos anos, independentemente do período eleitoral. O site foi lançado em junho deste ano, e trouxe informações sobre os anúncios eleitorais que rodaram por meio do Google Ads e Display & Video 360, tanto em plataformas do Google (como o YouTube) quanto em rede de sites parceiros.
Com as mudanças, ao navegar pelo site, é possível perceber que algumas campanhas políticas de candidatos a governador, por exemplo, já aparecem entre os anúncios políticos. Segundo o Google, isso acontece porque esses anúncios mencionam candidatos em nível federal, como candidatos à presidência ou partidos políticos em nível federal, o que faz com que esses anúncios estejam no escopo da política de anúncios eleitorais.