Meta do Google é que os núcleos produzam cerca de 900 checagens sobre as eleições durante o período. (Foto: Google São Paulo/Reprodução) |
O Google Brasil criou um núcleo de verificação e checagem de fatos em parceria com 31 veículos do país com foco na cobertura estadual das Eleições 2022, anunciou o conglomerado de mídia nesta terça-feira (16). A data de hoje marca o início da propaganda eleitoral dos candidatos às eleições. De acordo com o Google, a meta é que os núcleos produzam cerca de 900 checagens sobre as eleições durante o período.
“Com o apoio, esperamos ajudar a ampliar a cobertura das eleições com verificação e checagem de fatos feita por profissionais do jornalismo em todos os estados brasileiros nesse momento tão importante para a democracia. Seguiremos trabalhando e contribuindo para apoiar o ecossistema de jornalismo e de checagem com o objetivo de contribuir com um ambiente digital com mais informação de qualidade à disposição de quem mais precisa, os eleitores brasileiros”, anunciou o time de comunicação do Google Brasil.
A ação, que conta com mais de 60 jornalistas, faz parte do Programa Núcleos de Checagem Eleitoral, criado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com apoio da Google News Initiative.
De acordo com Google, até o fim das eleições, os núcleos contarão com mentoria de profissionais do Projeto Comprova (coalizão de veículos liderada pela Abraji que atuam na identificação e checagem de informações suspeitas sobre as eleições presidenciais).
O Google explicou que os artigos marcados por meio do Claim Review (sistema para verificação de fatos, que proporciona uma nova maneira de identificar artigos de verificação de fatos para motores de busca e aplicativos), permitem que verificações e fatos checados sejam identificados por buscadores, aplicativos e agregadores. É o caso do Google Notícias (acessível pelo navegador e aplicativo), que conta com uma seção dedicada especialmente a “Checagem de fatos”.
Segundo o Google, o programa oferece uma série de 40 horas de treinamento e 72 horas de mentoria, além de bolsas aos participantes. Nesta primeira fase, profissionais da Abraji capacitaram os jornalistas sobre metodologia, técnicas e ferramentas de verificação e checagem, monitoramento de redes sociais, análise de casos verificados pelo Comprova, uso de Claim Review, além de um workshop sobre Web Stories, que permite criar notícias de forma visual e atraente.
Confira as organizações participantes: A Gazeta (ES), Band (SP), Band TV (SP), CBN Cuiabá (MT), Correio Braziliense (DF), Correio de Carajás (PA, TO), Correio do Estado (MS), Estadão Verifica (AP, SE, SP), Estado de Minas (MG), Folha de S.Paulo (SP), Grupo Sinos (RS), GZH (RS), Imirante (MA), Jornal Plural Ltda (PR), Metrópoles (DF), Nexo Jornal (BR), NSC Comunicação (SC), O DIA (RJ), O Popular (GO), O Povo (CE), Portal Cidade Verde (PI), Portal Norte de Notícias (AC, AM, RR), Rádio Bandeirantes (SP), SBT (DF, PA, RJ, RS, SP, MT), Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (PE), Tribuna do Norte (RN), TV Allamanda (RO), TV Aratu (BA), TV Ponta Verde (AL), TV Tambaú (PB), UOL (SP).