Twitter disponibiliza páginas especiais e emojis que incentivam a participação nas eleições. (Foto: Twitter/Reprodução) |
O Twitter lançou, nesta quarta-feira (20), páginas especiais com foco em conteúdos sobre as Eleições 2022. A seção reúne os principais conteúdos, onde serão exibidos gráficos com dados. Os estados contemplados com esse recurso serão Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Recentemente, uma pesquisa divulgada pela empresa mostrou que para 45% dos usuários da plataforma, o Twitter é a principal canal para o consumo de conteúdos políticos.
“Para que as pessoas tenham segurança e consciência ao consumir, publicar e compartilhar informações no Twitter, contaremos com Tweets e campanhas educativas com dicas sobre nossas regras e recursos de alfabetização midiática, incluindo orientações a respeito da identificação de informações enganosas ou fotos manipuladas, por exemplo. Para o desenvolvimento da campanha de educação midiática, contamos com a opinião e feedback do Instituto Palavra Aberta e outros parceiros da sociedade civil especialistas no assunto”, divulgou a empresa em nota.
A partir desta quarta-feira, está disponível na aba “Explorar”, uma seção especial sobre eleições que será frequentemente atualizada com os fatos mais recentes a respeito do assunto. “Essa seção reúne os principais conteúdos de Curadoria, cujo trabalho tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas a informações de qualidade sobre determinado tema, contextualizando questões em debate e apresentando conteúdos de diferentes fontes confiáveis para quem quiser se aprofundar”.
O Twitter informou que quando houver um pico na conversa sobre eleições, serão enviadas notificações com informações para que as pessoas tenham o contexto completo do que está acontecendo. “Também serão enviadas notificações em momentos importantes das eleições com explicações de como participar do processo. Apenas as pessoas que permitiram o envio de notificações pelo Twitter receberão esses avisos, de acordo com seus interesses e a relevância do assunto. Os alertas serão recebidos por push, no celular, e também aparecerão na aba de notificações do perfil”, explicou a rede.
O levantamento realizado pela rede social também indicou que 61% das pessoas que citam o Twitter como fonte confiável de informações sobre política atribuem isso ao fato de o serviço apresentar diferentes pontos de vista; e que para 60% das pessoas que usam o Twitter no Brasil, as informações relacionadas a política publicadas na plataforma têm relevância.
Ações midiáticas
Para estimular a participação das pessoas nas conversas sobre as eleições e facilitar que debates sobre assuntos específicos sejam encontrados, o Twitter contará com três emojis ativados pelo uso de hashtags determinadas.
Para toda a jornada até o voto: a partir de hoje (20), um emoji aparecerá toda vez que as pessoas usarem as hashtags #Eleições2022, #VoteConsciente e #ProjetoEleição - esta última em referência ao famoso "projeto verão", como uma forma divertida de incentivar as pessoas a se prepararem para o momento cívico mais marcante da democracia: a hora de votar.
Para os debates: começando em agosto, as hashtags #DebatesBR, #DebatesBrasil, #DebateBR e #DebateBrasil também ativarão um emoji especial nas conversas sobre os debates.
Na votação: as conversas para a hora de votar terão um emoji ativado pelo uso das hashtags #BoraVotar, #EuVotei e #CONFIRMA.
Parcerias
Diante das ações realizadas pela rede social, inclui-se uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que vai tirar dúvidas das pessoas no Twitter sobre o processo eleitoral em sessões de perguntas e respostas com temas pré-determinados. Para participar, basta ficar de olho na página do @TSEJusBR para acompanhar o assunto de cada sessão de perguntas, Tweetar suas dúvidas usando a hashtag #PergunteAoTSE e conferir as respostas do TSE.
A “Politize!”, organização da sociedade civil que trabalha com educação política, também disponibilizará a partir de agosto um serviço de atendimento automatizado no Twitter para responder às principais questões dos eleitores. Quem enviar uma Mensagem Direta (DM) para @Politize terá à disposição informações que ajudam a tirar dúvidas sobre as eleições e política no geral e dicas de como identificar notícias falsas e ter conversas saudáveis, além de sugestões de fontes de dados a respeito de política e eleições.