Sinal 5G de internet móvel começa a operar em Brasília; confira aparelhos aptos

A expectativa é de que a rede 5G possibilite velocidades a partir de 1 gigabit por segundo (Foto: Pablo Le Roy/MCom)

Brasília é a primeira cidade do país a receber o sinal do 5G de internet móvel. De acordo com Ministério das Comunicações (MCom), a partir desta quarta-feira (6), as empresas provedoras de internet passam a ofertar o sinal no Distrito Federal. A operação será realizada na faixa de 3,5 GHz e foi autorizada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), na faixa de 3.625 a 3.700 MHz, na última segunda-feira (4). Apple, Samsung, Xiomi, Lenovo, Motorola, Positivo, Asustek são algumas das fabricantes de smartphones que foram aprovadas para comercializarem produtos que suportem a nova tecnologia em seus modelos mais recentes. 

A expectativa é de que a rede 5G possibilite velocidades a partir de 1 gigabit por segundo (Gbps), em todas as capitais do País até 29 de setembro. Atualmente, a velocidade do 4G varia entre 13 Mbps e 80 Mbps. Para receber o sinal, o celular deve ser compatível com a frequência de 3,45 GHz (disponível em celulares mais recentes). A tecnologia ainda deve aumentar a capacidade de transmissão de dados e diminuir a latência, que é o tempo para os dados chegarem ao destino.

Conforme previsto no leilão realizado, as empresas devem oferecer o 5G "standalone", que utiliza uma infraestrutura totalmente nova e dedicada à tecnologia, sem aproveitar a estrutura já existente apara o 4G. 

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço estará disponível em 80% do território do Distrito Federal. No total, mais de 100 estações estão espalhadas pela região da capital e do entorno e receberam as antenas das operadoras de telefonia.

Segundo o Ministério, testes foram realizados desde sábado (2), na Capital Federal, inclusive com empresas de radiodifusão, para erradicar algum tipo de interferência. Isto porque as TVs abertas utilizam faixa próxima à liberada para o 5G.

Interferências nas antenas parabólicas
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) informou que no Distrito Federal há uma demanda estimada de 3.341 TVROs (antenas parabólicas). A troca de antenas é necessária para que moradores que possuem parabólicas não percam o sinal da TV aberta com a chegada do 5G.

Segundo a Anatel, os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) receberão a antena sem custo. A capacidade de instalação da Siga Antenado – nome fantasia da EAF – é de 220 equipamentos por dia, sendo necessário realizar o agendamento pelo site da Entidade.

A criação do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) foi estabelecida por meio do Edital de Licitação do Leilão de 5G. O Grupo é integrado por representantes da Anatel, do Ministério das Comunicações, das empresas proponentes vencedoras dos lotes da faixa de 3,5 GHz, dos radiodifusores e das exploradoras de satélites.

Aparelhos celulares 5G
A Anatel divulgou um painel onde podem ser conferidos os telefones celulares smartphones  certificados e homologados para receber a tecnologia do 5G. Confira a lista completa de aparelhos aqui

"A homologação é pré-requisito ao uso e comercialização do produto no Brasil, devendo o consumidor, antes de adquirir tais produtos, verificar o código de homologação estampado no chassi (ou no manual do produto) e consultar a sua operadora sobre a compatibilidade do produto à rede. Dessa forma, o consumidor poderá usufruir de maneira plena dos benefícios das redes de telecomunicações 5G, sem correr riscos à utilização do produto", ressaltou a Anatel.

Confira alguns modelos:

Apple

iPhone 13

iPhone 12

iPhone SE (3ª geração) 


Xiaomi

Mi 11 Lite 5G 

Mi 12 Pro 5G 

Xiaomi 12 Lite 

Poco M3 Pro 5G 

Poco M4 Pro 5G 

Poco X4 Pro 5G 

Redmi Note 10 5G 

Redmi Note 11 Pro 5G 


Motorola

Moto G 5G Plus 

Moto G 5G 

Moto G50 5G 

Moto G71 5G 

Moto 682 5G 

Moto G100 5G 

Moto G200 5G 

Motorola Edge 

Motorola Edge 20 

Motorola Edge 20 

Motorola Edge 20 

Motorola Edge 30 

Motorola Edge 30 Pro 

Motorola XT2223-2 


Samsung

Galaxy S20 FE 

Galaxy S21 FE 5G 

Galaxy S21 5G - 

Galaxy S21+ 5G 

Galaxy S21 Ultra 5G 

Galaxy S22 

Galaxy S22+ 

Galaxy S22 Ultra 

Galaxy A13 

Galaxy A22 5G 

Galaxy A32 5G 

Galaxy A33 5G 

Galaxy A52 5G 

Galaxy A52s 5G 

Galaxy A53 5G 

Galaxy A73 5G 

Galaxy M23 5G 

Galaxy M33 5G 

Galaxy M52 5G 

Galaxy M53 5G 

Galaxy Z Flip3 5G 

Galaxy Z Fold2 5G 

Galaxy Z Fold3 5G 

Galaxy Note 20 5G 

Galaxy Note 20 Ultra 5G 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato