; |
Instagram atualiza serviço de assinaturas para criadores de conteúdo. (Foto: Instagram/Reprodução) |
O Instagram anunciou atualizações sobre o serviço de assinatura para criadores de conteúdo. De acordo com a Meta, conglomerado de mídia proprietária da plataforma, o serviço permite adicionar um botão "Assinar" ao próprio perfil e benefícios aos usuários assinantes a um preço mensal. As atualizações, além do lançamento de uma página inicial, incluem chats com assinantes e a implementação do recurso no Reels e Feed de posts. O serviço está disponível apenas nos Estados Unidos.
"Queremos que o Instagram seja o melhor lugar online para os criadores ganharem a vida. E uma coisa realmente importante para os criadores em todos os lugares é a renda sustentável porque, no final das contas, se você é um criador, você é um negócio", disse o chefe do Instagram, Adam Mosseri, em vídeo divulgado ontem (14), em inglês. "E uma ótima maneira de estabelecer alguma renda sustentável e previsível é através de subscrições", acrescentou.
Com as atualizações, os criadores poderão compartilhar Reels e ter Feed de Posts exclusivos para seus assinantes. Assim, os usuários poderão encontrar posts exclusivos através de uma nova aba dedicada ao conteúdo somente para assinantes; e também permitirá que os criadores se comuniquem diretamente com seus assinantes através de chats de grupo.
Relembre
Em janeiro deste ano, aos criadores de conteúdo do Instagram receberam o recurso, que incluía apenas:
- Transmissões ao vivo para assinantes: os criadores de conteúdo podem fazer transmissões ao vivo exclusivas para os assinantes, permitindo uma interação maior com eles.
- Stories para assinantes: os criadores de conteúdo podem criar stories apenas para os assinantes, permitindo que eles compartilhem conteúdo exclusivo e usem figurinhas interativas nos stories somente com os seguidores mais engajados.
- Selos para assinantes: os criadores de conteúdo verão um selo de assinante ao lado de comentários e mensagens para que possam identificar facilmente os assinantes.
Em 2020, o Facebook lançou as Assinaturas. Em novembro do ano passado, ocorreram as seguintes atualizações:
- Maior controle para o criador de conteúdo: desde dezembro, os criadores de conteúdo que oferecem Assinaturas podem baixar emails de novos assinantes (que concordaram em compartilhar os endereços de email) para que possam manter um relacionamento fora do Facebook.
- Ajuda para os criadores de conteúdo ficarem com mais do que ganham: os criadores agora podem usar um link personalizado para promover as suas Assinaturas que permite manter 100% do dinheiro que eles ganham, excluindo impostos. Nos próximos meses, os criadores de conteúdo terão acesso a novas métricas sobre os ganhos estimados que mostrarão de onde vêm as assinaturas compradas, o valor dos impostos estimados e quanto eles pagam à Apple e a outras empresas em taxas.
- Programa de bônus: como parte do investimento de US$ 1 bilhão em criadores de conteúdo da Meta, alguns criadores que oferecem Assinaturas foram convidados para um programa de bônus no qual ganhavam uma recompensa por novos assinantes. Este é o primeiro de vários programas de bônus para Assinaturas do Facebook que serão lançados nos próximos meses.
As mudanças nas plataformas da Meta ocorrem numa aparente tentativa de competir com o TikTok. A rede social chinesa, no entanto, vem recebendo críticas pela falta de um serviço de monetização, como as assinaturas das plataformas norte-americanas.