A tecnologia está sendo testada para implementação no metaverso. (Foto: Dlohner/Pixabay/Reprodução) |
"Os NFTs são um aspecto importante do potencial econômico e de construção de comunidade do metaverso (...). Na próxima década, esperamos que o metaverso alcance um bilhão de pessoas, hospede centenas de bilhões de dólares em comércio digital e ofereça empregos para milhões. Isso, é claro, nos beneficiará como Meta, mas, mais importante, a muitos outros criadores, desenvolvedores e empreendedores também", divulgou a empresa.
Por outro lado, a tecnologia levanta questões sobre os impactos ambientais, pois as empresas que utilizam tal tecnologia demandam um alto consumo de energia para o pleno funcionamento do sistema. Especialistas apontam que isso pode gerar desequilíbrio ambiental associados a emissão de carbono pelos aparelhos e mais usos de recursos não-renováveis.
"Estamos trabalhando para construir nossos produtos de forma responsável, sustentável e inclusiva desde o início. É fundamental que nossos esforços iniciais neste espaço empoderem vozes diversas, sejam seguros, ajudem a proteger as pessoas contra fraudes e considerem o impacto ambiental", publicou a Meta.
Confira abaixo algumas respostas baseadas no guia "NFT: Um guia para iniciantes", divulgado pela Meta, para entender mais sobre tokens não fungíveis e suas aplicações:
Por que um NFT é único?
Um token não fungível significa algo único e insubstituível, assim como a pintura da Mona Lisa - há apenas uma única e original no mundo. Portanto, cada NFT tem uma assinatura única que verifica a autenticidade e todas as transações relacionadas ao item – quem o criou, quem o possui, quem o vendeu e por quanto, etc. Quando um arquivo digital é registrado, um NFT é gerado e armazenado em uma blockchain.
O que é um banco de dados blockchain?
A tecnologia Blockchain fornece um registro de propriedade em um banco de dados público e distribuído no qual qualquer pessoa pode ver. Esse registro de propriedade também permite que o criador original sempre seja creditado e receba royalties, não importa quantas vezes um NFT seja vendido ou quem o possua.
Como comprar um NFT?
As transações NFT são feitas usando criptomoedas. Para comprar NFTs com criptomoeda, é necessário configurar uma carteira digital. Há uma variedade de carteiras digitais disponíveis, como Rainbow, MetaMask e Trust Wallet, com Coinbase Wallet, Dapper e Phantom. Em seguida, é preciso conectar a carteira digital a algum marketplace de NFT, onde se pode navegar e comprar NFTs. Atualmente há alguns sites que permitem o uso de cartões de crédito ou débito para transações de NFT.
Como fazer um NFT?
- Escolha um ativo digital exclusivo (arte, música, meme etc.) que você deseja vender.
- Decida qual tecnologia blockchain você deseja usar.
- Configure sua carteira digital.
- Selecione o marketplace de NFT que desejar.
- Carregue seu arquivo no marketplace para cunhar seu NFT.
- Depois de ter seu NFT, você pode optar por mantê-lo, vendê-lo por um preço fixo ou iniciar um leilão, ou doá-lo aos seus fãs mais fiéis – assim como um ativo físico, há muitas oportunidades de uso para o seu NFT.