Serviços, comércio e financeiro, concentram metade do investimento total do ano. (Foto: Pexels/Pixabay) |
O fato de 9 entre 10 brasileiros possuírem conectividade na palma da mão influencia e amplia o acesso à informações, sejam elas noticiosas ou publicitárias, é o que indica o relatório "Digital Ad Spend 2021" . Dentro deste cenário de conectividade, o Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), em parceria com a Kantar IBOPE Media, realizou um levantamento sobre consumo e desempenho de mídia. O estudo traz a tona o investimento de R$ 30,2 bilhões em publicidade digital somente no ano passado. De acordo com os dados, tratando-se de um período de pandemia e isolamento social, no qual a transformação digital foi extremamente acelerada, observou-se um crescimento de 27% em relação ao ano anterior.
O estudo aponta também que mais da metade dos investimentos se destinaram às plataformas de mídias sociais, o que se reflete no share de devices, com 76% da compra concentrada em dispositivos móveis. Entre 2020 e 2021, o número de anunciantes expondo seus produtos e serviços nos canais digitais cresceu 30%. De acordo com os realizadores da pesquisa, isto significa maiores oportunidades de prospecção para agências, publishers e plataformas.
Por outro lado, mais de 60% das pessoas com acesso à Internet afirmam que os aplicativos os ajudam nas rotinas diárias e também que se sentiriam perdidos sem este acesso . Na avalição dos pesquisadores, isso demonstra um alto grau de integração com estas mídias e até de ansiedade por conexão.
Segundo os dados da pesquisa, no segundo semestre de 2021, quase 3/4 dos consumidores conectados fizeram alguma compra on-line, mais de 60% utilizaram soluções financeiras como internet banking e cerca de 50% pediu alimentos e/ou bebidas por delivery ou usou a internet para se deslocar.
"Além do uso dos canais digitais para informação e entretenimento, o consumidor incorporou as soluções de serviços digitais em suas rotinas de compras e tarefas do dia a dia, como pagamentos, administração das finanças, mobilidade, etc" e que "Esta integração digital nas tarefas do dia a dia representa uma ampla gama de oportunidades para as marcas se relacionarem, tanto com novas audiências que vêm descobrindo a tecnologia, como com públicos que intensificaram as atividades no digital".
Investimento em formatos
Setores de afinidade com Search são aqueles que dedicaram ao marketing de busca maiores fatias de investimento que a média dos 26 setores na classificação. Destacam-se Casa & Decoração, Vestuário e o Comércio. O estudo considera, por exemplo, o share de Search no setor de Comércio é 98% maior que a média geral dos setores.
Setores de afinidade com Imagem são aqueles que dedicaram a estes formatos maiores fatias de investimento que a média dos 26 setores na classificação. É o formato com maior número de setores apresentando afinidade alta. Exemplo: O share de Imagem no setor de Turismo 73% maior que a média geral dos setores. Nas imagens foram agrupadas todas as estáticas ou animadas que não se caracterizem como vídeo, o que inclui headers, banners, gifs, etc.
Já o vídeo representa 63% do investimento publicitário geral (Cinema, Digital TV Aberta e TV Paga). Entre os formatos digitais é o que possui maior share, com 37% da verba – mas sua participação é ligeiramente maior no setor de Serviços e significativamente maior em top setores como Alimentos e Farmacêutico