Carteira Digital do Google chegou hoje ao Brasil. (Foto: Fabson Gabriel Pereira/Propagavel) |
O Google anunciou, nesta quarta-feira (20), um aplicativo que permite que os usuários reúnam cartões de crédito e débito, comprovantes de vacinação, bilhetes de transporte e ingressos para eventos, em um único lugar. Além disso, a partir do app, as pessoas poderão fazer pagamentos com o Google Pay. A Carteira do Google só poderá ser acessada com senha, desenho do padrão ou biometria. O aplicativo está disponível para download por meio da Play Store.
“Em todo o mundo, milhões de pessoas usam seus smartphones todos os dias para usar o transporte público, economizar em ingressos para eventos e para fazer pagamentos em restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. Com a pandemia, essa mudança de comportamento se acelerou e vimos crescer a demanda por uma maneira segura e simples de guardar documentos, cartões e outras credenciais de forma digital”, disse a líder de estratégia e operações de pagamentos do Google para América Latina, Natacha Litvinov.
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o número de pagamentos sem contato feitos no país representou 30,1% do total em março de 2022. Os números mostram um crescimento expressivo em relação ao mesmo período do ano passado, quando somente 8% dos pagamentos eram feitos dessa forma.
De acordo com o anúncio, a ferramenta já conta com mais de 15 parceiros no Brasil, entre bancos, emissores de cartões e bandeiras. A perspectiva da empresa é expandir a lista ao longo dos próximos meses. Entre os itens digitais que podem ser levados na Carteira do Google estão o comprovante de vacinação contra a COVID-19, emitido pelo Ministério da Saúde por meio do Datasus, e ingressos para shows emitidos pela Ingresso.com.
Segundo o conglomerado de mídia, Somente no ano passado, as buscas no Google por pagamento sem contato cresceram 24%, mostrando o interesse dos brasileiros nesta nova forma de pagamento.
O Google anunciou que oferece configurações detalhadas de segurança e privacidade, de acordo com as preferências dos usuários. “Itens altamente pessoais, como o comprovante de vacina contra a COVID-19, nunca serão compartilhados sem sua permissão. E, caso seu celular seja perdido ou roubado, é possível encontrar, bloquear ou apagar seu dispositivo usando ‘Encontrar meu dispositivo’”, finalizou Litvinov.