Usuários vão poder controlar o tempo em cada sessão do TikTok. (Foto: Fabson Gabriel/Propagavel) |
Quem nunca perdeu a noção do tempo rolando o feed infinito das redes sociais? Nesse contexto em que os limites de tempo estão ficando cada vez mais difusos com as novas lógicas algorítmicas das mídias sociais digitais, o aplicativo do TikTok anunciou uma ferramenta que mede o tempo que os usuários passam na plataforma. De acordo com a empresa, o painel vai trazer resumos diários, o número de vezes em que o app foi acessado e uma discriminação do uso diurno e noturno. A rede também informou que quando os usuários com idade entre 13 e 17 anos estiverem usando o aplicativo por mais de 100 minutos em um único dia, receberá lembretes da ferramenta de limite de tempo de tela na próxima vez em que abrir o aplicativo.
“Ter uma relação positiva com dispositivos e aplicativos digitais não se trata apenas de administrar um tempo de tela saudável, mas também em fazer com que as pessoas estejam no controle de suas experiências on-line e garantir que o tempo conectado contribua positivamente para uma sensação de bem-estar”, disse a empresa, em comunicado.
No aplicativo já é possível programar limites diários de tempo de tela, o que ajuda o público na decisão sobre quanto tempo gostariam de ficar na plataforma por dia.
Ainda sobre os hábitos digitais, o TikTok disponibilizou um novo guia sobre como refletir sobre bem-estar. O guia, disponível na Central de Segurança, incentiva os membros da comunidade a refletir sobre como gastam o tempo on-line na plataforma e como se sentem quando estabelecem os limites que melhor lhes convêm.
“É por isso que o TikTok incentiva as pessoas a estarem mais atentas ao desenvolvimento de hábitos digitais positivos e anuncia novas ferramentas para ajudar no controle de experiência da comunidade na plataforma”, diz um trecho do comunicado.
Nas próximas semanas os usuários poderão controlar o tempo de cada sessão. (Foto: TikTok/Reprodução) |