Kwai se comprometeu em implementar políticas de detecção e neutralização de conteúdos falsos. (Foto: TSE/Reprodução) |
A rede social Kwai e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmaram uma parceria no combate à disseminação de fake news nas Eleições 2022. A plataforma lançou uma página especial com conteúdos, que tem como objetivo ampliar o enfrentamento da desinformação eleitoral no ambiente digital. O TSE explicou que a rede social também apresentará o andamento da apuração das denúncias que forem feitas e removerá as publicações que forem identificadas como desinformativas.
"O enfrentamento à desinformação deve ser um esforço permanente das plataformas, com ações de mitigação dos efeitos nocivos da desinformação sobre o processo eleitoral e da disseminação de informações confiáveis e de medidas de contenção", disse o diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Kwai, Wanderley Mariz, durante a assinatura dos acordos em evento virtual.
De acordo com o documento, que foi assinado em fevereiro deste ano, a plataforma vai implantar uma política de integridade cívica, um canal de comunicação extrajudicial para denúncia de conteúdos que veiculem desinformação relacionada ao processo eleitoral, remoção de conteúdos maliciosos e apoio às instituições de checagem de notícias.
O Kwai também se encarregou de implementar uma página de informações sobre as Eleições Gerais de 2022 com conteúdo confiável contra a desinformação, sobre o funcionamento e a auditoria do sistema eletrônico de votação e com informações úteis para o eleitor sobre serviços prestados gratuitamente e on-line pela Justiça Eleitoral, como a emissão do título de eleitor.
Durante a parceria, a rede social também dará apoio às transmissões on-line de eventos do TSE e divulgará os conteúdos de serviço ao eleitor que forem produzidos pela página da Corte Eleitoral. O Kwai também realizará eventos que forneçam aos usuários informações sobre as Eleições 2022. Confira a página acessando: https://ppg.m.kwai-pro.com/doodle/gMYqaKrp.html?webview=yoda&share_item_type=jimu_gMYqaKrpv
O acordo também prevê a realização de capacitações para as equipes do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que manejam os perfis da Justiça Eleitoral na plataforma. O mesmo será oferecido a outros atores, como partidos políticos, organizações de checagem de fatos, instituições de pesquisas e demais parceiros do Programa de Enfrentamento à Desinformação.